top of page

Todos os anos recebemos em nossa Jornada de Inverno de Bioquímica e Biologia Molecular, estudantes de Universidades federais e particulares de todas regiões do país, e também alunos da nossa universidade.

 

A cada edição da Jornada, trocamos experiências incríveis com cada participante e a partir dessa troca buscamos maneiras de aperfeiçoar cada vez mais o evento . E opiniões, como as abaixo, nos motiva, a sempre  fazer da Jornada, um evento de excelência.

 

Maria Augusta de Carvalho Silvello – FURG (RS), Participante da IV Jornada

Participar da IV Jornada de Bioquímica e Biologia Molecular da UFV foi mais que conhecer a maravilhosa universidade que a UFV é, foi conhecer um grande programa de pós-graduação e ter uma experiência maravilhosa em um laboratório conceituado. Em minha experiência no laboratório de Tecnologia Bioquímica, da prof. Valéria Monteze Guimarães, tive a oportunidade de aprender mais sobre a área de enzimas, suas propriedades bem como sua purificação.

Recomendo a todos que tiverem a oportunidade que participem da Jornada de Bioquímica e Biologia Molecular da UFV, pois além de muito organizado é um evento muito enriquecedor, tanto pessoal quanto profissionalmente.

Helton Silva Pimenta-UFMT, participante da III Jornada
 
A III Jornada de Bioquímica e Biologia Molecular foi muito gratificante. A minha experiência no Laboratório de Proteômica e Bioquímica de Proteínas, onde tive a oportunidade de conhecer mais o sobre o mundo da proteômica e como são utilizados os recursos de bioinformática para auxiliar a exatidão dos resultados obtidos. Vale pena participar da Jornada de Inverno da UFV, pois sempre você estará testando os seus conhecimentos e sendo desafiado a aprender mais.
 
Se eu tiver a oportunidade com toda certeza estarei na próxima jornada de inverno de Bioquímica e Biologia molecular da Universidade Federal de Viçosa.
 

 

Renato Ventresqui Oliveira-UFTM, participante da III Jornada

 

A Jornada de Bioquímica foi um dos melhores eventos que participei até hoje, a combinação entre palestras e os estágios foi perfeita, só tenho pontos positivos sobre o curso.

Willer Ferreira da Silva Junior- UFSJ, participante da II Jornada

 

Participar da II Jornada de Inverno de Bioquímica e Biologia Molecular da UFV foi muito significativo para mim. Participar de um curso prático em Biologia Molecular me proporcionou conhecimento sólido sobre as técnicas que aprendemos durante o evento, o que me beneficiou (e ainda tem me beneficiado) de várias formas durante meus estudos e carreira profissional. Sempre destaco tal curso prático (Expressão de Proteínas Heterólogas) no meu currículo, pois o considero uma das melhores capacitações que tive e um grande diferencial na minha área de atuação. No meu estágio, por exemplo, utilizo algumas das técnicas que aprendi na II Jornada de Inverno de Bioquímica e Biologia Molecular da UFV.

 

A equipe organizadora fez um belo trabalho; não só os coffee-breaks foram perfeitos, mas também a seleção de palestras, os instrutores dos cursos (tive excelentes instrutoras!!!), o preço do evento, e a programação do mesmo.

 

Além do conhecimento científico, o evento também me proporcionou fantásticos momentos e ótimo networking. Tive a sorte de conhecer pessoas muito legais (participantes do evento, organizadores e pesquisadores), com as quais mantenho contato até hoje.

 

Espero ansioso pela oportunidade de participar do evento novamente.

Cintya Mendes Moraes-USP, participante da III Jornada

 

Sou aluna do curso de Licenciatura em Química na Universidade de São Paulo (USP) e integrante do grupo PET Química RP. Há dois anos venho desenvolvendo pesquisas na área da Bioquímica, especialmente na área de cinética enzimática.

 

Participar da Jornada de Inverno de Bioquímica e Biologia Molecular me proporcionou oportunidades de expandir meus conhecimentos químicos e bioquímicos. Fiquei durante o estágio no Laboratório de Tecnologia Bioquímica da professora Valéria Monteze Guimarães, sendo orientada pelas alunas de doutorado Gabriela Piccolo Maitan-Alfenas e Rafaela Inês de Souza Ladeira, assim como pelo aluno de iniciação científica Bráulio Nogueira. No laboratório pude aprender técnicas de purificação de proteínas, assim como a caracterização (pH, temperatura, etc), utilizando diversos métodos, sendo que a maioria deles nunca havia trabalhado, apenas conhecia da literatura. Outro ponto positivo da Jornada foi à possibilidade de apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante o estágio para os demais participantes, o que contribui de forma significante na formação de todos os presentes.

 

A apresentação da pesquisa que realizo na USP na forma de pôster foi muito gratificante para mim. Esta oportunidade favoreceu o desenvolvimento das minhas habilidades oratória e interpretativa, além de poder compartilhar minha pesquisa com os demais participantes da Jornada. Posso dizer que o período que permaneci em Viçosa foi maravilhoso e produtivo, pois conheci novas pessoas, novas técnicas, novas pesquisas e novos horizontes. Foi um tempo dedicado ao meu crescimento pessoal e só tenho a agradecer a comissão organizadora. PET Bioquímica UFV, vocês estão de PARABÉNS!

fgh.png
email5.webp
bottom of page